No mês de janeiro deste ano realizou-se um Projeto inovador na Unidade Escolar José Waquim, intitulado: Projeto Colônia de Férias:Aprenda brincando nas férias, de autoria da professora de Educação física, Anna Célia Silva dos SantoA colônia de Férias é um conjunto de atividades desenvolvidas um determinado local, por um grupo, durante um período de "férias" dentro de uma organização especificamente estruturada para este fim e sob estrutura de profissionais especializados. E foi com este intuito que a escola buscou parcerias com professores, servidores e comunidade para a realização do projeto. Buscando construir uma relação lazer-educação com meninos e meninas em situação de desfasagem de aprendizagem, de risco pessoal e social, surgiu assim, o projeto Brincando nas Férias. Tendo como características principais: aprendizagem de forma lúdica,prazerosa e construtiva para a formação do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e buscando melhoria da qualidade de vida.
A finalidade da colônia de férias foi oferecer às crianças e adolescentes da escola supracitada,lazer que preenchessem o tempo livre de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais e sociais.
Objetivo principal do projeto: proporcionar aos alunos com defasagem de aprendizagem, lazer, reforço e estímulo aprendizagem da leitura, integraçã e aprimoramento sócio-cultural aliado às atividades lúdicas e recreativas num período de baixa oferta de atividades para estas crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.
A programação do projeto: Atividades de reforço em Português, Matemática, Ciências, Artes, História e Geografia, atividades físicas e recreativas em forma de dança, Roda de leitura, Oficina de Poesia, Bingos de palavras,ditados ,grito de guerra para a culminância da colônia, brincadeiras, vôlei, futsal, basquete, dominó e xadrez, quebra-cabeça, Oficinas de artes, reciclagem com a construção de brinquedos, Jogos recreativos (brincadeiras coletivas diversas) e Esportivos ( Queimada, Pique-bandeira,etc.),Cinema e Gincanas.
Equipe gestora e professores preparados para a abertura do projeto
O projeto foi um sucesso e as expectativas para a 2ª colônia de férias da Unidade Escolar José Waquim são as melhores e os professores e a equipe gestora estão empolgados para a realização da próxima edição.
Reunião anterior à abertura do Projeto
Gestora, Maria do Amparo,à direita, para o início do jogo, uma das atividades desenvolvidas na Colônia de Férias