quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alunos aprendem com o uso do laboratório

Os alunos da Unidade Escolar José Waquim têm mais um recurso disponível durante às aulas. O laboratório da referida escola foi inaugurado e está a todo vapor. Os alunos e professores estão muito satisfeitos com a abertura do mesmo para a preparação de suas aulas.
Conteúdo interativo

Alunos discutindo o conteúdo

Alunos manuseando o pc

Alunos muito concentrados
Conteúdo colorido e dinâmico
Aula digital, excepcional

Podemos observar nas fotos a seguir como o computador auxilia de forma prática e muito mais evolvente um trabalho fora da sala de aula comum. A professora Laurenice trabalhando História levou os alunos até o laboratório para visualizar imagens das civilizações pré-colombianas, em especial as desenvolvidas pelos astecas, maias e incas.

A noite do dia 5 de maio foi um sucesso.A escola estava em festa. Com a premiação dos alunos do EJAI.

A escola desenvolve vários projetos, entre eles o Projeto Aluno nota 10 com alunos do turno noturno com o objetivo de elevar a auto-estima dos mesmos.Sob a orientação da coordenadora Maria Isabel Pereira do Nascimento e com a colaboração de todos os professores foi realizada a premiação do primeiro bimestre. Contamos com a presença das coordenadoras do EJAI professoras Helena e Ada. Ambas elogiaram o projeto destacando a importância do mesmo para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Projeto este que foi um sucesso.
Alunos esperando a grande hora
Professores na expectativa

Professoras fazendo discursos

Premiação pra o 1º lugar, Ana Lúcia 8º ano

Gestoras, Maria do Amparo, à esquerda e Silvana, à direita com o quadro de honra
Quadro de honra com os alunos premiados
Maria do Amparo pondo medalha em aluna
Professora Helena falando sobre a importância do Projeto

A diretora,de vermelho, Maria do Amparo, falou sobre a impotância do projeto destacando como ponto fundamental o desenvolvimento dos alunos neste tipo de projeto. A escola estava em festa. Os alunos ficaram supresos com a atitude dos professores,pois não sabiam sobre a premiação. Houve muita alegria e satisfação.A professora Helena, de branco, fazendo um belo discurso sobre o Projeto, destacando o pioneirismo da escola e disse que levará a todas as escolas a ideia, pois "projetos que dão certo devem e podem ser copiados".

1ª Colônia de Férias da Unidade Escolar José Waquim

No mês de janeiro deste ano realizou-se um Projeto inovador na Unidade Escolar José Waquim, intitulado: Projeto Colônia de Férias:Aprenda brincando nas férias, de autoria da professora de Educação física, Anna Célia Silva dos Santo
A colônia de Férias é um conjunto de atividades desenvolvidas um determinado local, por um grupo, durante um período de "férias" dentro de uma organização especificamente estruturada para este fim e sob estrutura de profissionais especializados. E foi com este intuito que a escola buscou parcerias com professores, servidores e comunidade para a realização do projeto. Buscando construir uma relação lazer-educação com meninos e meninas em situação de desfasagem de aprendizagem, de risco pessoal e social, surgiu assim, o projeto Brincando nas Férias. Tendo como características principais: aprendizagem de forma lúdica,prazerosa e construtiva para a formação do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e buscando melhoria da qualidade de vida.
A finalidade da colônia de férias foi oferecer às crianças e adolescentes da escola supracitada,lazer que preenchessem o tempo livre de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais e sociais.

Objetivo principal do projeto: proporcionar aos alunos com defasagem de aprendizagem, lazer, reforço e estímulo aprendizagem da leitura, integraçã e aprimoramento sócio-cultural aliado às atividades lúdicas e recreativas num período de baixa oferta de atividades para estas crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.


A programação do projeto: Atividades de reforço em Português, Matemática, Ciências, Artes, História e Geografia, atividades físicas e recreativas em forma de dança, Roda de leitura, Oficina de Poesia, Bingos de palavras,ditados ,grito de guerra para a culminância da colônia, brincadeiras, vôlei, futsal, basquete, dominó e xadrez, quebra-cabeça, Oficinas de artes, reciclagem com a construção de brinquedos, Jogos recreativos (brincadeiras coletivas diversas) e Esportivos ( Queimada, Pique-bandeira,etc.),Cinema e Gincanas.
Equipe gestora e professores preparados para a abertura do projeto

O projeto foi um sucesso e as expectativas para a 2ª colônia de férias da Unidade Escolar José Waquim são as melhores e os professores e a equipe gestora estão empolgados para a realização da próxima edição.


Reunião anterior à abertura do Projeto

Gestora, Maria do Amparo,à direita, para o início do jogo, uma das atividades desenvolvidas na Colônia de Férias